IT
Home > Angola > Parques e Reservas Naturais

Parque Nacional da Quissama

Origem: Estabelecido como Reserva de Caça em 16/04/1938

Classificação: Parque Nacional II desde 11/04/1957

Localização: Norte da Angola, a 75 quilómetros de Luanda, entre o Oceano Atlântico, o rio Cuanza e o Rio Longa

Área: 9.600 km2

Limites geográficos: 09 09’ a 10 23’ de latitude Sul e 13 09’ 14 08’ de longitude este

Limites naturais: a norte, com o Rio Cuanza de Muxima até o mar, a sul com o Rio Longa a partir da estrada de Mumbondo-Capolo até o mar, a oeste com o litoral entre a foz do Rio Cuanza e a Foz do Rio Longa e a leste com a estrada que vai de Muxima, Demba-Chio, Mumbondo e Capolo até o Rio Longa.

Descrição: a vegetação varia muito nas margens do Rio Cuanza até o interior do Parque, com manguezais, mata densa, savana, árvores dispersas, floresta e bosque tropical árido, com cactos e imbondeiros. A variedade de vegetação resulta numa fauna abundante e variada. Existem manatins africanos (trichecus senegalensis), palancas vermelhas (equinus di hippotragus), talapoins (miopithecus talapoin) e tartarugas marinhas. Existe também uma grande variedade de aves.

Visitantes: O Parque pode contar com uma estrutura para os turistas próxima ao Rio Cuanza, com um hotel e vários bungalows. Criou-se um resort de luxo para pesca desportiva com acesso à praia e cruzeiros sobre o Rio Cuanza.

Parque Nacional da Cangandala

Origem: Estabelecido como Reserva Natural Integral em 25/05/1963

Classificação: Parque Nacional II desde 25/06/1970

Localização: Na província de Malanje

Área: 630 km2

Limites geográficos: 09 09’ a 10 02’ de latitude sul e 16 34’ a 16 52’ e longitude leste

Limites naturais: a norte e nordeste com os Rios Camifundi, Camifundi, Cuije e Caculo. A sul com os Rios Maubi, Candua e Camifundi. A leste e sudeste com o rio Caculo e o rio Cuije, Dumba Kicala, Picada Calamungia, Dumba kicala, Maubi Calongo até aos Rios Cuque e Lussa.

Descrição: A pluvosidade média anual é de 1.350 mm e a temperatura é de 21,5°C. Não existem grandes cursos de água e a vida gira em torno dos charcos e lagoas que se formam durante a estação das chuvas.

A vegetação é composta por floresta aberta e savana árida.

A descoberta em 1963 da palanca negra gigante (hippotragus niger), levou à criação do Parque Nacional da Cangandala. Actualmente, desconhece-se quantos exemplares poderão ainda existir.

Parque Nacional de Bicuar

Origem: Estabelecido como Reserva de Caça em 16/04/1938

Classificação: Parque Nacional II desde 26/12/1964

Localização: Província da Huíla

Área: 7.900 km2

Limites geográficos: 14 55’ a 15 36’ de latitude Sul e 14 14’ a 15 19’ de longitude Leste Limites naturais: a norte, uma picada que começa na Mulola Lumenha, passa por Mulola Chipula, Mulola do Mucope Pahapa, Mungaia até Mulola Mungarrafa e Mulola Cachila. A sul, Estrada Chibemba dos Gambos- Mulundo, rio Cunene até Onguenha. A oeste, Parte norte de Chimbolelo, Ongolola-Cuoco até Mulondo-Chibemba. A leste, Rio Cunene até a foz da Mulola Lumenha.

Descrição: A temperatura sofre grandes variações entre o dia e a noite.

A vegetação predominante é a savana com árvores e arbustos.

Animais: o mamífero que caracteriza o Parque é o búfalo (syncerus caffer caffer). Existem também onças, leopardos, gnus (boi-cavalo), olongos (strepsiceros strepsiceros- kudu), inhalas (kobus ellipsiprymnus – cabra de água), antílope africano (raphicerus campestris) e changos (redunca redunca).

Parque Nacional do Iona

Origem: Estabelecido como Reserva de Caça em 02/10/1937

Classificação: Parque Nacional desde 26/12/1964

Localização: O parque Nacional de Iona encontra-se no sul da Angola, na Província de Namibe entre o Oceano Atlântico e os Rios Cunene e Curoca.

Área: 15.150 km2

Limites geográficos: 15 44’ a 17 16’ de latitude sul e 11 44’ a 13 14’ de longitude leste.

Limites naturais: a norte com o Rio Curoca, a sul com o Rio Cunene, a leste com os Rios Cunene e Curoca e a leste com o Rio dos Elefantes.

Descrição: O Parque Nacional do Iona estende-se das dunas de areia junto ao mar, até às montanhas Tchamalinde, a Leste. O centro do Parque é de planícies abertas. A pluvosidade média anual varia entre 100 mm a 500 mm, aumentando à medida que nos afastamos do mar. Existem trinta e uma fontes naturais dentro do Parque.

Há três tipos de vegetação: Há três tipos de vegetação: anharas, dunas com arbustos e planície de savana com pequenos arbustos. Abunda a welvitschia mirabilis, planta que pode atingir mais de mil anos de vida. Animais: O antílope emblemático do Parque é a palanca negra gigante (Hippotragus niger), praticamente extinta, mas existem outros mamíferos como o elefante, olongo (Strepsiceros strepsiceros - kudu), leão, rinoceronte negro, onça, hiena, guelengue (Oryx gazella blainei) e várias espécies de zebras.

Visitantes: Começou em 2001 a receber visitantes, em viagens organizadas a partir da Namíbia.

Parque Nacional da Mupa

Origem: Estabelecido como Reserva de Caça em 16-04-1938

Classificação: Parque Nacional II desde 26/12/1964

Localização: Está situado na província do Cunene, entre o Rio Colui e o Rio Cunene.

Área: 6.600 km2

Limites geográficos: 15 17’ a 16 40’ de latitude sul e 15 10’ a 16 00’ de longitude leste.

Descrição: A paisagem é de colinas, com uma pluviosidade anual de 620 mm e temperatura média de 22,8° C.

Vegetação: Há três tipos diferentes de vegetação: mosaico floresta-savana, floresta aberta e savana seca com arbustos.

Animais: Apesar deste Parque ter sido criado em 1964 para proteger a Giraffa camelopardalis angolensis, crê-se que em 1974 já não existia nenhuma. Os mamíferos que caracterizam o Parque são a cahama, o leão, leopardo e a hiena.

Reserva Parcial de Luiana

Origem: Estabelecido como Reserva Parcial em 17/09/1966

Classificação: Reserva Parcial, IV

Localização: Província de Cuando-Cubango, 550 km a sul de Menongue, Terras do Fim do Mundo. Faz fronteira com a Zâmbia e a Namíbia.

Área: 8.400 km2

Limites geográficos: 16 11’ e 17 53’ de latitude sul e 22 10’ e 23 26’ de longitude leste.

Limites naturais: Limitado a Norte pela Picada que vai de Bambangando, Simbundo, Chitangua, Cata até ao marco 17. Limitado a Leste pela linha de Fronteira com a Zâmbia do marco 17 até ao marco das 3 fronteiras. Limitado a Oeste por uma linha recta de Bambangando até ao marco 10 e a Sul pela linha da fronteira com a Namíbia do marco 10 até ao marco das 3 fronteiras.

Descrição: A Reserva contem planícies extensas e grandes pântanos, com uma altitude que vai dos 970 aos 1.024 metros. A temperatura média anual é de 20,6°C e a humidade de 77%. O mês mais frio é Julho, com uma média de 14,5°C, e o mais quente é Outubro, com 24,2°C. Chove em média 92 dias por ano e a humidade relativa é de 51%.

Vegetação: Os dois tipos de vegetação principais são a floresta aberta de árvores ricas em frutos secos e savana com algumas árvores, xanatos, dispersas.

Animais: Os Mamíferos existentes na Reserva são a onça, a hiena, o mabeco (Lycaon), o texugo, o leão, o elefante, o rinoceronte negro, o hipopótamo, a inhala (Kobus ellipsiprymnus - cabra de água), o puku , o chango (Redunca redunca), o topi, a impala, o oribi, o steenbok (Raphicerus campestris), o lechwe (Kobus leche), o búfalo e o olongo (Strepsiceros strepsiceros - kudu). O avestruz (Struthio camelus) e o secretário (Bugeranus carunculatus) são as aves mais abundantes.

Reserva Parcial de Mavinga

Origem: como Reserva Parcial em 17/09/1966

Classificação: Reserva Parcial, IV

Localização: Província de Cuando-Cubango, 300 km para sul de Menongue.

Área: 5.950 km2

Limites geográficos: 15 09’ a 19 57’ de latitude sul e 20 24’ a 21 30’ de longitude leste

Limites naturais: Limitado a Norte pela picada de Chondela até ao Rio Dima e a Leste pela linha de fronteira com a Zâmbia.

Descrição: Com uma altitude que vai dos 1.052 aos 1.228 metros a reserva estende-se por planíces de linhas suaves, cortadas pelos rios Kwando, Lombam, Cariei e Cueio. A temperatura média anual é de 20,6°C e a humidade de 77%. O mês mais frio é Julho, com uma média de 14,5°C, e o mais quente é Outubro, com 24,2°C. Chove em média 92 dias por ano e a humidade relativa é de 51%.

Vegetação: Os dois tipos de vegetação principais são a floresta aberta com algumas árvores dispersas de folha caduca e a savana seca, com capim e arbustos dispersos.

Animais: Os mamíferos existentes na Reserva são a onça, a hiena, o mabeco (Lycaon), o texugo, o leão, o elefante, o rinoceronte negro, o hipopótamo, a inhala (Kobus ellipsiprymnus - cabra de água), o puku , o chango (Redunca redunca), o topi, a impala, o oribi, o steenbok (Raphicerus campestris), o lechwe (Kobus leche), o búfalo e o olongo (Strepsiceros strepsiceros - kudu). A ave mais comum é a avestruz (Struthio camelus).