IT
Home > news & eventos > News > Notizie Generali > PRESIDENTE ANGOLANO EFECTUA VISITA DE ESTADO À ITÁLIA

PRESIDENTE ANGOLANO EFECTUA VISITA DE ESTADO À ITÁLIA

foto_33216 O presidente João Lourenço efectuou uma visita de Estado de 23 a 26 de Maio de 2023 à república italiana. Trata-se da primeira visita do género efectuada por um estadista angolano desde 11 de Novembro de 1975, data em que Angola conquistou a Independência.

 

Em Roma o Presidente João Lourenço foi recebido pelo seu homólogo italiano Sergio Mattarella, com quem abordou questões de Natureza diversa, participou num jantar oficial, onde condecorou e foi condecorado pelo presidente da república italiana.

 

Na troca de discursos o Presidente João Lourenço destacou que nos encontros que manteve pode constatar perspectivas animadoras para o futuro próximo das relações bilaterais.

Reforçou por isso, a esperança de que esta visita à Itália represente um marco importante na construção de uma parceria forte com benefícios recíprocos.

Por seu lado o Presidente Mattarella realçou as relações de longa data que unem os dois países e manifestou interesse em novas parcerias.

 

Durante a visita a Itália, o Presidente João Lourenço manteve um almoço de trabalho com a primeira ministra italiana Giorgia Meloni para avaliar novas formas de incrementar as relações de cooperação entre o governo de Angola e o governo da Itália.

 

O presidente João Lourenço visitou também as instalações onde funcionam o senado e a camara dos deputados italianos, onde trocou impressões com os presidentes das duas câmaras, respectivamente Ignazio La Russa e Lorenzo Fontana, sobre o funcionamento das duas instituições.

Ao discursar na abertura do fórum Itália/Angola, coorganizado pela Cofindustria e APIEX, dedicado a captação de investimentos para Angola e à apresentação de oportunidades de negócios que poderão ser partilhadas por ambos países, o presidente João Lourenço encorajou a realização de parcerias e garantiu a abertura do pais ao investimento estrangeiro com regras transparentes e justas.

 

Depois de conceder diversas audiências privadas a empresários e investidores italianos o Presidente João Lourenço visitou as instalações da Eni, a petrolífera italiana, em cujo centro de pesquisa, laboram quadros angolanos.

O Presidente João Lourenço esteve também na Câmara municipal de Roma e no museu capitolino, onde assinou o livro de honra e recebeu do presidente da edilidade Roberto Gualtieri informações sobre a lendária história de Roma, a capital da Itália.

 

No fim da visita foram assinados vários memorandos de entendimento e acordos de cooperação em áreas tão distintas, como transição tecnológica, petróleo e gás, transportes, e educação e foram criadas as bases para ampliar ainda mais as áreas de cooperação.