IT
Home > news & eventos > News > Ambasciata > Angola contribui com 1,9 milhões de dólares para o FIDA

Angola contribui com 1,9 milhões de dólares para o FIDA

foto_32607 Durante a audiência, o Embaixador Florêncio deu a conhecer o apoio de angola à reeleição para um novo mandato do Presidente do FIDA.

Roma, 20 Dezembro 2012 - O Governo de Angola contribuiu com 1,9 milhões de dólares para a nona Reconstituição de Recursos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), segundo a edição de Dezembro do boletim informativo da embaixada angolana na Itália. 

 A contribuição do Executivo angolano está contida numa carta do Ministro das Finanças, Carlos Alberto Lopes, que o Representante Permanente de Angola junto do FIDA, Embaixador Florêncio de Almeida, entregou, no dia 17 de Dezembro, ao Presidente desta agência das Nações Unidas, em Roma, o nigeriano Kanayo Nwanze.

 A carta expressa também o desejo de Angola poder beneficiar de novos projectos, da assistência técnica para apoio às instituições financeiras nacionais vocacionadas às actividades agrícolas e pesqueiras, assim como estágios de jovens angolanos nas estruturas do FIDA.

Actualmente, Angola beneficia de um financiamento conjunto desta  organização e do Banco Mundial, no valor de 50 milhões de dólares, contemplando o apoio aos pequenos camponeses das províncias do Bié, Huambo e Malange, refere ainda o boletim da embaixada.

 Na mesma ocasião, o Embaixador Florêncio de Almeida entregou a Kanayo Nwanze outra carta do Ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, solicitando para que os Fundos  do  FIDA, disponíveis para Angola, no período de 2013-15, sejam utilizados num novo projecto de Pesca Artesanal e Aquicultura.

 O diplomata angolano manifestou, na altura, o interesse de Angola beneficiar de fundos para fazer face às consequências negativas das secas e inundações registadas nos últimos anos.

 Durante a audiência, em que o Embaixador deu a conhecer o apoio de angola à reeleição para um novo mandato do Presidente do FIDA, foi também abordada a possibilidade de o mesmo  visitar o País em 2013.

O Presidente do FIDA enalteceu o esforço e o exemplo de Angola, cuja contribuição   para a nona Reconstituição, é a terceira maior de África, após a Nigéria (20 milhões de dólares) e a Argélia(5 milhões de dólares).

 O diplomata angolano aproveitou ainda a ocasião para fazer a entrega de um cheque, no valor de 15 mil dólares americanos, correspondentes à prestação de Angola para a sala de Angola, que os países da CPLP têm na Sede do FIDA.