IT
Home > Angola > População

População

A população está concentrada principalmente entre a parte central e o litoral do país; o principal eixo de povoamento, com população média em torno de 15 habitantes por km², é constituído pelo caminho de ferro de Benguela, ao qual está ligado o desenvolvimento da agricultura de cultivo. Angola é um dos Países que mais sofreu pelos abusos do passado: quando da chegada dos Europeus, no século XVI, estima-se que a população fosse o dobro daquela actual. Hoje, o crescimento demográfico é consistente, mas não tão grande como em outros estados africanos; porém, as capacidades de contenção do País, até agora exploradas parcialmente, são consideráveis, enquanto que a densidade média é de somente 7 habitantes por km².

Culturas

A maioria da população angolana provém dos povos de origem Bantu, que se assentaram no território angolano em épocas remotas, expelindo para o sul ou para áreas de refúgio os povos primitivos, dentre os quais, grupos khoisan, dos Bosquímanos e Hotentotes que, hoje, se encontram dispersos na depressão do Kalahari, onde praticam caça e colheita. 


Importante foi a introdução de pastores de origem oriental, como os Hererós (que povoam igualmente a visinha Namibia) , também radicados nas zonas meridionais. Os grupos Bantu (Lunda, Kongo, Chokwe ao norte, Mbundu ao centro) são essencialmente agricultores; alguns praticam também a pecuária, como os grupos Chokwe que migraram para o sul.

Mapa da distribuição dos diferente povos de Angola

Reconstrucao